Skip to main content

Com Silvana Duarte e Walter Alves
Nos acompanhe em: https://www.facebook.com/jornadaparaIndia

Queridos amigos, compartilhamos aqui um convite, nos valendo de um pequeno trecho do prefácio da obra “Índia, Um Olhar Amoroso”, de Jean Claude Carrière*.

“Quem não gosta dos homens não deve ir à India. É impossível visitar esta república singular confinado num ônibus de turistas, de monumento em monumento, com os olhos fechados para o país e para seus povos. Façanha inconcebível, irrealizável. A multidão é aqui a principal paisagem. Ela é o ator de todas as coisas …

Que o viajante não vá à India para não ir à parte alguma. Que aceite a multidão, que se misture com ela, que nela se perca, primeira condição do amor: o contato. Se amamos mais o tempo que o espaço, e o contato mais que a solidão, é preciso aproveitar esta possibilidade. Na Índia, há uma relação entre o homem e o mundo que está ameaçada, e que talvez desapareça … Se ainda nos resta uma oportunidade de mudar de ares e hábitos, ela deve ser aproveitada na Índia. Esta coexistência, no seio da vida indiana, do passado e do presente, da crença e da ciência, do eterno e do passageiro, além do charme e às vezes da fascinação que aqui encontramos, nos garante a possibilidade (se assim quisermos) de observarmos a nós mesmos! neste ou naquele momento de nossa própria história. Estrangeiros e, no entanto, em casa …

Sabemos perfeitamente que toda viagem é ilusão e que todo relato de viagem é mentira. Não vemos, acreditamos ver, como aliás, enganadora é a vida, por sua própria natureza. É por isso que São João da Cruz escreveu que não viajamos para ver, mas para não ver – quer dizer, para tentar alcançar outra coisa além da superfície lisa e fugidia das coisas, para ver-nos à luz do além. Isto posto, na Índia é difícil não ver. Mesmo se não ficarmos extasiados diante das PAISAGENS, não podemos fechar os olhos diante da imensa presença humana e diante das inúmeras obras que marcaram presença.”

A todos aqueles que quiserem nos acompanhar nessa jornada ao coração da Índia, faremos uma apresentação da viagem no dia 18 de agosto às 19hrs, terça-feira, no Indian Cultural Centre. Rua Sarutaiá, 380 – jardins – São Paulo. A entrada é gratuita.

post_1_Sil post_1_Walter

Silvana Duarte é profissional da dança clássica e yoga, no Indian Cultural Centre (Consulado Geral da Índia) e no Padmaa – Arte e Cultura. Pesquisadora das artes clássica e filosofias da Índia.  Viaja há 22 anos pela Índia. Saiba mais: www.padmaa.com.br/direcao/

Walter Alves é empresário e designer na empresa Diferenza Acessórios. Pesquisador da cultura, religiões comparadas e filosofia. Viaja há 17 anos pelos caminhos da Ásia. Saiba mais: http://www.diferenza.com.br/sobre/

Programa principal: 28 dezembro a 11 janeiro 2016
Extensão: de 11 a 19 janeiro 2015

Acesse o roteiro da nossa jornada, dia a dia, e todas as outras informações aqui: chorten.com.br/paisagens/
Informações e inscrições aqui: paisagens@chorten.com.br

Sua Inscrição, Aéreo e Seguro:
Local Turismo – +55 19 3235 1978 – inscricao@chorten.com.br
Rua Dr. Emílio Ribas, 1555. Campinas-SP – www.localturismo.com.br

*Jean Claude Carrière é escritor e roteirista francês, formado por Luis Buñel. Trabalhou com renomados diretores do cinema mundial, dentre eles Peter Brook, diretor do grande épico Mahabharata – 1989.

Abrir bate-papo
1
Olá! Como podemos ajudar?
Tire suas dúvidas pelo WhatsApp