Trilogia Shiva

Por Walter Alves

Para os que ainda não tiveram oportunidade de conhecer, vamos falar um pouco sobre um novo escritor, Amish Tripathi, o autor da incrível trilogia “Shiva”, que obviamente narra a vida e os feitos do Senhor da Transformação (como é conhecido Shiva).

Tripathi queria ser um historiador, porém, como não tinha condições de bancar uma formação acadêmica, passou a trabalhar na área financeira até o lançamento de seu primeiro livro.

O primeiro volume da eletrizante trilogia, “Os Imortais de Meluha”, foi oficialmente lançado em fevereiro de 2010 e rapidamente se tornou Best Seller no mundo todo! O autor recebeu inúmeros prêmios ao redor do globo e é considerado hoje pela crítica como o J.R.R. Tolkien da Índia!

Com o conhecimento histórico e filosófico que possuía, Tripathi foi reconstruindo uma “fantasia” para recontar a história de um dos deuses mais admirados na Índia. É impossível não mergulhar e se envolver nas filigranas da história! Ao longo das páginas vamos encontrando explicações sugeridas pelo autor, sobre diversos temas e personagens, tais como sua esposa Sati, “Soma” a bebida sagrada, o poderoso “Nandi”, os reinos Suryavanchi e Chandravanshi (representando as polaridades do sol e da lua) e as incríveis tramas que nos fazem prender a respiração, acompanhados dos sábios da antiguidade e seus ensinamentos mais do que atuais! Uma das coisas bonitas que resultam do trabalho deste jovem escritor é fazer com que novas gerações, na Índia inclusive, tomem conhecimento da riqueza histórica e filosófica de tratados e registros ancestrais!

Obviamente, com todo este sucesso, os três volumes já estão se transformando em películas, daquelas preciosas e bem cuidadas que Bollywood sabe fazer tão bem! O primeiro filme será dirigido pelo sensacional Karan Johar! Dizem por aí que o desejo de transformar as páginas em cenas da telona não ficou apenas na Índia, mas que alguns diretores do lado de cá também disputam os direitos de filmagem!

Aqui no Brasil, temos o primeiro e o segundo volume já lançados: “Os Imortais de Meluha” e “O Segredo dos Nagas”; o terceiro e último “O Juramento dos Vayaputras”, deve vir em breve.

Caros amigos, caso tenham oportunidade e leiam, não deixem de compartilhar suas impressões! E para os que, ao final da trilogia, se sentirem “órfãos”, novidade: o inteligente e talentoso Amish Tripathi acaba de lançar “Scion of Ikshvaku”, o primeiro volume que vai retratar a saga do Príncipe Rama, sua esposa Sita, o fiel devoto e escudeiro Hanuman na luta contra o demônio Ravan, entre muitos personagens que retratam a viagem da alma humana no aprendizado do Dharma e da prática dos valores humanos! Aguardemos!

Para que tenham uma idéia, segue um pequeno vídeo para divulgação da trilogia “Shiva”:

Walter Alves e Silvana Duarte embarcam para a Índia em Dezembro de 2015, levando com eles um grupo de brasileiros. Ficou interessado? No dia 16 de setembro às 20hrs, faremos um encontro entre amigos interessados nessa especial Jornada à Índia!!!
O encontro será no Padmaa – Arte e Cultura – Rua Rodrigo Lobato 106 – Vila Madalena – SP
Sobre a viagem: http://www.chorten.com.br/portfolio-items/paisagens/

Categoria: Blog