Śrī  Devi – Cortejo de Elogios no Sesc Belenzinho

A bailarina Silvana Duarte e o grupo Padmaa, Carolina China, Dárida Faggi, Kali Justine e Roberta Mitsuda, farão uma apresentação do espetáculo Śrī Devi, um espetáculo de dança clássica indiana Odissi, evento de abertura do Yoga: Ciência, Filosofia e Educação organizado pelo Sesc Belenzinho. O evento será do dia 24 a 28 de agôsto. Retirada de ingressos 30 minutos antes do espetáculo. Entrada gratuita. Saiba mais sobre o evento do Sesc: clique aqui.

O espetáculo Śrī Devi – Cortejo de Elogios reúne elementos tradicionais da dança clássica Odissi em uma linguagem poética e carregada de simbolismo. Concebido e dirigido por Silvana Duarte, o espetáculo traz coreografias de Adi Guru Pankaj Charan Das, Padma Vibhushan Guru Kelucharam Mohapatra e Guru Ratikant Mohapatra, e coloca em cena uma das mais antigas danças da Índia, originária do estado de Orissa, terra dos templos, e guarda na sua ancestralidade estreita ligação com o sagrado.

Sinopse
Śrī
 é uma indicação de reverência e Devi é a personificação do feminino, denominada anima no Ocidente e shakti no Oriente. O espetáculo celebra o corpo-escultura. Sua recriação de posturas, gestos e movimentos se espelha nos corpos de pedra que ornamentam os templos de Orissa como se essas formas imóveis dançassem ao longo dos séculos, vivificadas pela sacralidade do espaço. Inicia-se com uma saudação à terra: o próprio palco. Com este toque, o dançarino pede permissão à Mãe-Terra para percutir o chão santo com seus pés ritmados. Em seguida, leva sua mão aos olhos, à testa e ao topo da cabeça. Abençoado, o dançarino em carne e osso se mistura às esculturas ancestrais. Ambas vieram da terra e recuperam o mistério e a sacralidade de toda criação no mínimo gesto coreográfico de tocar o chão antes de dançar.

Elenco

Ficha Técnica
Concepção e Direção: Silvana Duarte
Coreografia: Adi Guru Pankaj Charan Das, Padma Vibhushan Guru Kelucharam Mohapatra e Guru Ratikant Mohapatra
Luz: Levi
Figurino: Bhagirathi Das
Fotografia: Ana Falcão
Dançarinas: Silvana Duarte, Carolina China, Dárida Faggi, Kali Justine e Roberta Mitsuda
Texto: Maria Lúcia Fabrini de Almeida
Edição da trilha sonora: Fábrica do Som

Śrī Devi – Cortejo de Elogios no Sesc Belenzinho