Silvana Duarte

Silvana Duarte é bailarina solista com formação profissional em dança clássica Odissi, yoga, balé clássico e moderno, jazz, e reeducação do movimento.

Trabalha profissionalmente com o movimento, como bailarina e professora de dança há 33 anos. É fundadora e diretora artística do estúdio Padmaa – Arte e Cultura e professora sênior do Indian Cultural Centre – Consulado Geral da Índia em São Paulo. Juntamente com a Associação Palas Athena em São Paulo, representação da UNESCO no Brasil, desenvolve programas artísticos para o Comitê da Cultura de Paz em São Paulo.

Nos últimos 23 anos dedicou-se exclusivamente à arte Odissi e marcou importante presença no cenário artístico brasileiro e indiano com suas apresentações-solo. Na Índia apresentou programas de repertório Odissi, acompanhada por orquestra de músicos tradicionais do estilo em importantes teatros de New Delhi. Em 2006 foi homenageada pelo Indian Council for Cultural Relations (ICCR) que organizou espetáculos solo com acompanhamento de música ao vivo em Delhi. Em 1997 e 98, recebe homenagem do Consulado Geral da Índia em reconhecimento ao talento e contribuição na promoção da dança clássica indiana no Brasil.

Estudou Odissi com renomados Gurus na Índia tais como: Protima Bedi, Bijaiyni Satpathy e Surupa Sen no Nrityagram – The Dance Village (Bangalore); com Ramani Ranjan Jena no Triveni Kala Sangam Theater (Delhi); com Sharon Lowen (Delhi), Ratikant Mohapatra e Sujata Mohapatra no Srjan (Bhubaneswar).

Foto: Ana Falcão

Silvana Duarte

Site |