Silvana Duarte

Silvana Duarte é profissional da dança com formação em dança clássica Odissi, yoga, balé clássico, moderno, jazz e reeducação do movimento. Atua como bailarina e professora de dança há 34 anos. É professora sênior do Padmaa e do Indian Cultural Centre do Consulado Geral da Índia em São Paulo. Juntamente com a Associação Palas Athena, representação da UNESCO no Brasil, desenvolve programas artísticos para o Comitê da Cultura de Paz em São Paulo.

Nos últimos 24 anos dedicou-se exclusivamente à arte Odissi e marcou importante presença no cenário artístico brasileiro e indiano com suas apresentações-solo. Um especial destaque para suas apresentações acompanhada por orquestra de músicos tradicionais do estilo em importantes teatros de Nova Déli. Recebeu homenagens com distinção para sua atuação como artista e promovedora da cultura indiana, pelo Indian Council for Cultural Relations em Nova Déli e pelo Consulado Geral da Índia em São Paulo.

Sua formação em dança Odissi inclui renomadas escolas e gurus na Índia tais como: Protima Bedi, Bijaiyni Satpathy e Surupa Sen no Nrityagram – The Dance Village (Bangalore); Ramani Ranjan Jena no Triveni Kala Sangam Theater (Déli); Sharon Lowen (Déli), Ratikant Mohapatra e Sujata Mohapatra no Srjan (Bhubaneswar).

Foto: Ana Falcão