São Paulo ganha um centro de cultura da Índia

Um novo ponto de encontro entre artistas brasileiros e indianos no Jardim Paulista

A Embaixada da Índia, em Brasília, juntamente com o “Indian Council for Cultural Relations” (ICCR), inauguraram o primeiro Centro Cultural da Índia (ICC) da América Latina no bairro do Jardim Paulista, em São Paulo. A cerimônia oficial de abertura foi realizada no dia 25 de maio, às 11 horas. Na ocasião, teve lugar um discurso do Embaixador da Índia no Brasil, o Excelentíssimo Sr. Prakash, juntamente com o Diretor Geral do Conselho Indiano das Relações Culturais, Embaixador Suresh Goel, o ex- ministro  dos direitos humanos, Sr. Paulo Vanucchi, a Diretora da Associação Palas Athena, Sra. Lia Diskin e o Consul Geral da Índia em São Paulo, Sr. J. K. Tripathi  Na sequência, o jovem e promissor músico Abhay Sopori fez uma apresentação de santoor e em seguida teve lugar uma apresentação de três estilos de dança clássica indiana.

Foi natural escolher o Brasil, o maior país da América Latina, e São Paulo, a maior e mais dinâmica cidade brasileira, para a criação do Centro Cultural da Índia. O ICC será fundamental para propagar a cultura indiana e fortalecer as relações culturais da Índia, não apenas com o Brasil, mas com toda a América Latina. Dentre as atividades programadas para o Centro Cultural Indiano estão aulas de yoga, música, dança, culinária e hindi (língua oficial). O Centro ainda conta com um auditório para apresentações artísticas, palestras, mostra de filmes e exposições fotográficas.
A Índia e o Brasil têm mostrado nos últimos anos interesses comuns e parcerias estratégicas dentro do panorama mundial, vide sua forte presença em blocos como BRICS e IBAS. “Brasil e Índia são países com grande diversidade. Por exemplo, a arte feita na Bahia é diferente daquela feita no Sul do país. Na Índia também, há enormes diferenças. Novamente, como no Brasil, nós temos a produção artística clássica, folclórica, popular, enfim, uma gama imensa de possibilidades”, completa o Embaixador B.S. Prakash.

CENTRO CULTURAL DA ÍNDIA (ICC)
Local: Alameda Sarutaia, 380 – Jardim Paulista – SP
Consulado Geral da Índia: (11) 3171-0340/41

São Paulo ganha um centro de cultura da Índia