Odissi > Técnica

Atécnica Odissi prepara o corpo do dançarino – ator para adentrar dois de seus modos de apresentação: Nrtta, a dança pura, abstrata, desprovida de conteúdo literário e Nrtya – a dança expressiva.

No ensino tradicional o primeiro contato do estudante é com o estudo da teoria e prática de Nrtta. Neste modo o estudante é introduzido no conhecimento técnico do uso e da dissociação das diferentes partes do corpo, em uma unidade de movimento e tempo. Esse processo corresponde em pelo menos dois primeiros anos de prática para que o estudante possa realizar com controle técnico os passos básicos do estilo Odissi. Após esse processo o estudante está pronto para o aprendizado da peças abstratas do repertório clássico. O aprendizado técnico em Nrtta é essencial e imprescindível para o estudo da teoria e prática da dança expressiva, ou seja, Nrtya.

Nrtya corresponde a segunda e mais importante etapa do aprendizado em dança Odissi. Neste, o dançarino – ator está apto a fazer uso da linguagem corporal e gestual do estilo que já lhe é natural, para narrar através da dramaticidade do seu corpo, uma vasta gama de narrativas da literatura clássica indiana.

Odissi > Técnica

Site |