Odissi > Técnica > Música

Como os sistemas Hindustani e Carnatic, estilo clássico de música do norte e do sul da Índia respectivamente, a música Odissi é um sistema de música clássica que contêm as mesmas qualidades e potencial das formas clássicas. A tradição musical data do séc. X e inúmeros tratados que atestam seu classicismo foram escritos entre o séc. XVI e XVIII.

Alguns modos melódicos (rag) e rítmicos (tala) mencionados em textos não são muito conhecidos, embora identifica-los ajudaria a estabelecer a identidade única da música clássica Oriya que a escola Odissi concluiu apenas em 1956. A música vocal Odissi para a dança e para o concerto é certamente conhecida por seu padrão ornamental (gamakya) único e ritmo sincopado (chands). O suporte rítmico da dança é provido pelo pakhawaj (percussão) e pelo gini (címbalo) que matem o tempo (laya).

A orquestra da dança Odissi em ordem de importância é composta por: percussão, harmonium (teclado), instrumentos melódicos (flauta, violino, sitar ou veena). Ukutas e bols (sílabas rítmicas) são recitados pelo percussionista. O vocalista interpreta as canções cantadas em Sânscrito ou em Orya para as peças expressivas ou o rag para as peças abstratas.

Foto: Sreenivasan Ramakrishnan
Dançarina: Arushi Mudgal

Odissi > Técnica > Música

Site |