Adança Odissi é bastante conectada à terra, busca descrever o ponto de equilíbrio perfeito ao longo do mediano vertical. Os movimentos emergem desse equilíbrio e retornam a ele para encontrar a pose perfeita que permitirá um sentido de atemporalidade. Possui em seus movimentos uma qualidade escultural que é rara nos estilos de dança do Ocidente.

O harmonioso rítmo interno encontrado no tribhanga, conceito hindu de iconografia, empresta aos movimentos e posturas esculturais da dança Odissi, aquilo que é a sua característica principal: o sentido de fluidez e lirismo, evocando beleza, charme e graciosidade.

O estilo Odissi combina inúmeras dimensões artísticas, entre elas: a habilidade dos oradores, o talento dos atores, o senso criativo dos poetas e a excelência dos atores – dançarinos. O poder evocativo dos poemas e a vivacidade da mímica estão inseridos no ensino deste estilo de dança. Repercutem o conhecimento metafísico e a vívida percepção dos símbolos, exaltando o lirismo da emoção e do sentimento, oferecendo uma única e insubstituível visão de pura beleza.

Este pequeno documentário conta sobre o ensinar e o aprender.
Silvana Duarte fala um pouco de sua trajetória no universo da dança Odissi e da transmissão dos ensinamentos desta escola de conhecimento àqueles que escolhem seguir esse caminho.

Video: Padmaa – Arte e Cultura e Moinho de Inventos
Concepção, Imagens e Edição: Dárida Faggi
Tradução: Carolina China e Roberta Mitsuda
Foto: Logesh Kumar

Odissi > Estilo

Site |