Nrityagram – The Dance Village

Seguramente, Nrityagram é um local a ser visitado pelos apreciadores da dança Odissi. Localizada a 27 km da cidade de Bangalore perto do distrito de Hessaragatha, Nrityagram é uma escola-comunidade destinada ao ensino e preservação da dança clássica e tradicional indiana. Incorporou o método de ensino Guru Shishya Parampara, onde estudantes vivem juntas na companhia de um guru e devotam todo o seu tempo a aperfeiçoar o treinamento em dança ao longo dos anos.

Nrityagram possui três Gurukulas, o primeiro fundado pelo Guru Kelucharam Mohapatra e sob os cuidados do Guru Ramani Ranjan Jena; o Mohinniattam Gurukul fundado em 1992 por Kalamandalam Kalyani Kutty Amma, sob os cuidados de Bharati Shivaji; e Kathak Gurukul fundado em 1994 sob os cuidados de Kumudhini Lakhia. Protima Bedi ou Gaurima como amorosamente era chamada pela família Nrityagram, era a alma da comunidade. Dotada de um bom-humor e alegria incomparável, Protima ensinava Odissi, administrava e mantinha a família Nrityagram ativa e unida em uma única direção, “formar hoje grandes dançarinos para o amanhã”.

Nrityagram é um lugar aberto, com mentalidade aberta para a troca de experiência entre expressões artísticas de diferentes culturas, é também um lugar generoso e exuberante em área verde e tranquilidade. O lema desta comunidade é dedicação, trabalho duro e serviço à comunidade. Nrityagram reflete bem o espírito de Protima Bedi, que foi quem me recebeu nesta comunidade quando lá cheguei para estudar Odissi em 1994, em caráter excepcional, uma vez que não eram aceitos estudantes estrangeiros.

Iniciei meus estudos no Odissi Gurukula e ao longo de minha estadia, contribuí à comunidade conduzindo aulas diárias de hatha yoga e introduzindo os dançarinos dos três gurukulas ao trabalho de consciência corporal utilizando para isso os princípios da técnica de balé clássico e moderno. Durante o período que permaneci no Nrityagram, até o falecimento de Gaurima em 1998, observei a feliz interação entre Ocidente e Oriente no campo da dança. Um encontro feliz em um ambiente propício para aprendizado mútuo. Esse intercâmbio de conhecimentos foi de grande valor para a compreensão do alcance artístico e espiritual da dança clássica indiana, e de todas as técnicas de dança que certamente só contribuem para uma visão mais apurada desse universo.

O Nrityagram Dance Assemble abriu-se para a experiência dos princípios da técnica do balé clássico e deu um salto qualitativo na técnica da dança Odissi. Investiu na compreensão do uso mais consciente do corpo para o gesto e movimento. Surupa Sen, atual diretora artística, ampliou sua habilidade coreográfica e Bijaiyni Satpathy investe em novos métodos para o ensino da dança Odissi. O resultado desse trabalho é possível ver no vídeo abaixo. Apresentações de Bijaiyni e Surupa são os melhores vislumbres do estilo Odissi que se pode ver hoje em dia.

Para os que desejam conhecer Nrityagram – The Dance Village, o site é www.nrityagram.org

Nrityagram – The Dance Village

Blog | Nenhum comentário