Música Clássica Instrumental – Índia

Apresentação: Ravikiram e grupo
ww.ravikiram.com

Data: dia 18 de janeiro, às 14h
Local: Estação Ciência da USP
Evento Gratuito. Reservas de lugares: 3091-7401 com Roberto Oliveira.
Será permitida a entrada mesmo sem inscrição, desde que haja lugares.

A Estação Ciência – USP, em parceria com o Centro Cultural da Índia e o Consulado Geral da Índia no Brasil, traz ao público, uma apresentação gratuita do artista indiano Ravikiran e equipe, em iniciativa pela divulgação da milenar e rica cultura da Índia.

Gênio e virtuose aclamado, instrumentista e vocalista Ravikiran é inovador do conceito musical Melarmonia. Além disso, Ravikiran tem ainda contribuído substancialmente como autor, pensador revolucionário, filantropista e empreendedor. Ele é hoje um dos mais destacados embaixadores da Música e Cultura Indiana.

Chitravina N. Ravikiran
Foi reconhecido prodígio da musica instrumental já com 2 anos de idade. Aos 5 anos estreou também como vocalista. Em poucos anos compôs ao redor de 500 músicas. A qualidade e conteúdo de sua contribuição artística como virtuose instrumental (chitravina), vocalista, compositor, guru e orador são reconhecidos em todos lugares em que tem se apresentado.Sua rara maestria no improviso e aspectos rítmicos e melódicos
da música clássica indiana, impressionou desde aprendizes até os maiores amantes da música.Ravikiran construiu seu próprio instrumento, com 21 cordas. Tem incentivado o ensino de musica em escolas rurais e despertado talentos.

Ghatam Giridhar Udupa
O ritmo flui em seu sangue. Denominado “O Rei do Pote” , originário de família de artistas musicais e literatos toca com maestria o Ghatam (pote de argila) e outros instrumentos de percussão. Udupa tem tocado em várias orquestras do mundo, com artistas renomados, sendo detentor de inúmeras premiações. É um dos fundadores do movimento Layatharanga grupo que busca criar novas ondas musicais pela combinação de ritmos clássicos e  populares de diferentes partes do mundo. Assim tem  desenvolvido oficinas,  palestras, composições  e parcerias com grupos como Indialucia (Flamenco) e Nasha (Celta).

Jayachandra Rao
Iniciou aprendizado do antigo Mridangam, instrumento dos Deuses (percussão) com 5 anos, toca também flauta e  busca o virtuosismo melódico, ele é ainda reconhecido cantor clássico.  Conhecido pelo “Gayaki Style” de tocar e sua incrível habilidade em antecipar o estilo livre (Manodharma) do artista principal lhe tem rendido convites para performances de dança, jazz,  world music, fusion music, trilhas de filmes comerciais,  e arte experimental.  Tem sido muito procurado por aprendizes e praticantes de diferentes partes do mundo como professor, musico, compositor e arranjador

Charumathi Raghuraman

Nascida entre músicos,  revelou seu talento e interesse por violino aos 5 anos de idade,  aos 8 anos iniciou estudos formalmente com renomados professores tanto em instrumento como canto vocal.  Aspira o virtuosismo instrumental.
Charumathi recebeu vários prêmios como violinista:  The Music Academy (Madras), Sri Krishna Gana Sabha, Narada Gana Sabha, SAFE, Indian Fine Arts Society, Rotary Club etc. Lançou seu CD solo em violin e tem se apresentado com renomados expoentes da musica clássica indiana.

Música Clássica Instrumental – Índia

Apresentações, Atividades | Nenhum comentário