Blog

Destino: Índia – com Silvana Duarte

Por 3 de maio de 2019 No Comments

O entusiasmo pela cultura indiana já levou Silvana Duarte 23 vezes para a Índia. Sendo uma artista de formação clássica, não poderia deixar de se apaixonar pelo Odissi – antiga tradição de dança clássica indiana e pelo Yoga. Foi por meio destas duas tradições irmãs que conheceu e aprendeu a apreciar o melhor deste cativante e generoso país. Desde 2013 conduz pequenos grupos à Índia com viagens artísticas e também de conhecimento. Trabalha com a promoção da cultura indiana por meio de iniciativas como o Padmaa – Arte e Cultura, o Indian Cultural Centre do Consulado Geral da Índia e dos programas da Cultura de Paz da Associação Palas Athena.

“Esta viagem foi desenhada para pessoas que gostem de conhecer culturas que impactam na nossa visão de mundo e de nós mesmos. E a Índia, esse imenso pedaço de chão, aguça nossos sentidos, atenção e nos convida a uma profunda investigação interna. É para pessoas dispostas a abrir o coração e a mente para conhecer e aprender com o outro. Não há nenhum lugar como a Índia, capaz de provocar mudanças significativas com a Verdade e a Beleza que vemos por todos os cantos”, afirma.

 

O último grupo (2018\19) visitou regiões distintas partindo de Delhi, “um mix de ancestralidade e modernidade para o deserto do Rajastão. Das areias do deserto voamos aos pés do frio Himalaya para em seguida aterrissar no estado mais oriental da Índia, Orissa. Cada uma das regiões com culturas muito particulares onde o grupo pode apreciar o panorama da diversidade cultural deste país.”

Silvana conta que o ponto alto desta viagem foi o contato com as pessoas da zona rural do estado do Rajastão. “Fomos recebidos em suas casas e conhecemos um pouco de seus costumes e vida diária. O grupo entrou em contato com a história da Índia ao visitar palácios e fortes, entrou em contato com a espiritualidade em suas inúmeras interpretações ao visitar templos, monastérios e santuários. Experimentaram a culinária de diferentes regiões da Índia, andaram de jeep, camelo, elefante, fizeram caminhadas nas dunas e às margens do rio Ganges. Participaram de cerimônias védicas e assistiram apresentações de música e dança folclórica Rajasthani em acampamento no deserto Thar.”

Para Valéria Silva, Naturopa, Terapeuta Ayurvédica e Astróloga de Florianópolis (SC), que participou deste último grupo, conta que guardava o sonho de viajar para lá há tempos e “conhecer um pouco deste intenso país através do olhar sensível e experiente de Silvana Duarte foi uma oportunidade incrível. As cores, musicalidade e alegria do Rajastão, o fantástico Taj Mahal, a beleza, silêncio e introspecção do deserto de Tar e do Ganges, a religiosidade e a arte em Orissa, os extremos e efervescência em todos os sentidos de Délhi… palavras são poucas e insuficientes para contemplar tudo o que vimos, só sentindo ao vivo e a cores. Um mergulho em seus sabores, cultura, texturas, odores, espiritualidade, ancestralidade.”

Afirma ainda que “esta experiência se amplificou pela companhia da Silvana, trazendo um roteiro organizado e sua vivência pessoal nas complexidades e história deste país, tornando nossa viagem muito mais profunda e rica em detalhes! Tenho comigo agora a lembrança de momentos incríveis, e a vontade de para lá voltar, assim que puder!”

Quer participar do próximo grupo e vivenciar a cultura indiana, conduzida por Silvana Duarte? A próxima viagem acontecerá de Jan a Fev 2020. Todas as informações você encontra AQUI

Entrevista concedida ao Aqui Ali – Dança e Cultura em abril 2019.