Chitrakarini – templos da terra de Shiva, Bhubaneswar

Uma das mais belas particularidades da cultura Oryia, é a influência que o movimento Shakti (culto ao feminino) exerceu na religiosidade, filosofia e principalmente na expressividade da mulher Oryia. O rosto arredondado, olhos largos e expressivos são apenas uma das singularidas naturais das mulheres de Orissa. Nada se compara à forma de caminhar da mulher Oryia, que na dança é representada pelo movimento gracioso das ancas de um elefante. Você já observou a graça do andar do elefante? pois devia … elefantes são animais de grande força e muita graça. Essas imagens brincam na nossa imaginação e nos auxiliam na construção mais fiel da feminilidade na dança Odissi. É um exercício e tanto!

O Chitrakarini é um templo hindu dedicado a Shakti, localizado nos arredores do lago Bindu Sagar, na parte mais antiga da cidade. Foi construído pelo rei Ganga no séc 13. É composto por um templo principal maior e quatro menores ao seu redor. Diferentemente dos templos dravidianos (do sul da Índia), os templos de Orissa, possuem um teto bem alto para o sanctum sanctorum chamado Rekha Deul, já o teto do Jagamohana é de pirâmide escalonada e é chamado Pidha.

O templo principal tem a figura de Chamunda em pedra vermelha. Chamunda é uma das projeções da deusa Durga, a deusa guerreira, muitíssimo adorada neste estado. Todos os prédios do pequeno e gracioso complexo do Chitrakarini são ricamente decorados com esculturas tais como elefantes, mulheres em pose de dança, figuras eróticas, serpentes e deidades. Se for a Orissa não deixe de visitar entre esse, os templos dedicados à Mãe divina.

Um abraço de Orissa,
Silvana Duarte.

Chitrakarini – templos da terra de Shiva, Bhubaneswar

Blog | Nenhum comentário