BHAVA: universo do cinema indiano

De 29/2 a 11/3/2012
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil
Rua: Álvares Penteado, 112 – Centro – Sâo Paulo
Fone: (11) 3113-3651 e 3113-3652

O Ministério da Cultura e o Banco do Brasil apresentam a mostra Bhava: Universo do Cinema Indiano, que traz ao Rio de Janeiro a maior mostra do cinema indiano já realizada no Brasil, apresentando um panorama da maior indústria mundial em mais de 30 películas de recentes produções de mestres do cinema indiano e filmes de cineastas expoentes. A mostra também homenageia as mulheres indianas cineastas, fazendo um recorte com ícones, como Mira Nair e Aparna Sen, à jovens realizadoras de destaque. A mostra BHAVA reúne todas as vertentes do cinema da Índia, priorizando todas as indústrias cinematográficas do país, espalhadas pelas principais regiões. Com o intuito estimular o intercâmbio cultural e permitir ao público o contato com um cinema ainda pouco conhecido no Brasil, a mostra tem como diferencial aliar, a um só tempo, todas as linguagens e principais indústrias do diverso cinema indiano, com filmes premiados em festivais nacionais e internacionais.

Dentre as indústrias indianas presentes na mostra, destacam-se: cinema Malayalam do estado de Kerala, o cinema Tâmil do estado de Tâmil Nadu, o cinema Híndi ou Bollywood da região de Mumbai e norte da Índia, o cinema Kannada do estado de Karnataka, o cinema Bengali do estado de Bengala e o cinema Marathi do estado de Maharashtra.

BHAVA, do sânscrito emoção, traz as diversas emoções do cinema de um país em ascensão que chama a atenção do mundo pela capacidade de combinar sua tradição e modernidade, qualidade expressada nas estórias e rica dramaturgia de seu gigantesco cinema. www.bhavacinemaindiano.com

BHAVA: universo do cinema indiano

Blog | Nenhum comentário