Palestra com Aruna Pradhan

É com grande prazer que o estúdio Padmaa – Arte e Cultura em parceria com o Indian Cultural Centre e o Rasamrt, convida à palestra do dançarino indiano Aruna Pradhan.

Aruna Pradhan, abordará o tema “tradição gotipua”. Sua performance traz o vigor dos dançarinos formados na tradição Gotipua em sistema Gurukula, na qual o conhecimento é passado de Guru para Discípulo numa linhagem ininterrupta através da oralidade e convívio diário com o mestre da tradição.

Dia: 19 de maio de 2014, segunda-feira às 20hrs

A tradição Gotipua tem origem na Índia em meados do séc. VIII com a tradição das dançarinas celibatárias que dedicavam sua dança e música para servir às deidades dos templos. Conhecidas como Devadasi, ou servas de Deus, elas tinham grande prestígio e elevado status social. Também conhecidas por Mahari, não lhes era permitido dançar fora do templo. Assim, a partir do séc. XVI os Raj-gurus passaram a ensinar esta dança ritual a meninos acrobatas e ginastas que se apresentavam nas praças públicas. Assim teve origem a tradição Gotipua, responsável pela disseminação da poesia e canções devocionais de Radha e Krishna. A dança Gotipua é sem dúvida precursora da atual forma da dança Odissi e mantém uma forte identidade dentro do perfil das artes tradicionais indianas.

Aruna Pradhan iniciou seus estudos de dança Odissi na tradição Gotipua aos sete anos, sob os cuidados de Guru Sri Birabara Sahoo, Padmasri Guru Gangadhar Pradhan e Guru Sri Jay Krishna Nayak. Com mais de 20 anos de experiência no estilo Odissi, Aruna é um jovem com carreira promissora, graças aos estudos e constante prática não só na dança, mas também na música. Como percussionista, Aruna é discípulo do grande Guru Sri Banamali Maharana de Mardala. Ele é diretor da escola Rasamrt nas cidades de Bhubaneswar (Índia), Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai). Graduado com medalha de ouro em seu mestrado de arte e dança Odissi na Universidade de Cultura e Artes de Orissa – Utkal Sangita Mahavidyalaya em Bhubaneswar.

Organização e Realização: Padmaa – Arte e Cultura
Apoio: Indian Cultural Centre em SP
Foto: Dárida Faggi

 

Palestra com Aruna Pradhan